Converter nomes de ficheiros com o convmv

  Ao mover tanto as minhas músicas de um lado para o outro (e entre vários sistemas de ficheiros) alguns dos nomes dos ficheiros ficaram com caracteres ilegíveis, nomeadamente as letras "portuguesas".
  Uma solução seria corrigir manualmente o nome de cada ficheiro, mas como ainda são uns quantos ia demorar uma eternidade. Foi aí que ao pesquisar por uma solução mais prática descobri o convmv.

  O convmv é um programa feito em Perl que converte o nome dos ficheiros (e não o conteúdo) entre diferentes codificações de caracteres.
  Para o instalar no meu Gentoo bastou um "emerge convmv" e ficou pronto a usar. Chamando o programa com a opção –list temos acesso à lista das várias codificações que o programa consegue utilizar, entre elas temos a que eu estava a precisar: utf8 e iso-8859-1 (vulgo latin1).

  Bastou me então executar o comando convmv -f latin1 -t utf8 -r /mnt/musica (em que o -f é para referir de que codificação queremos converter, o -t para a que queremos converter e -r para utilizar recursividade) e ele mostrou-me quais os ficheiros e directorias ia converter e os seus novos nomes, e para aplicar bastou adicionar o parâmetro –notest. E pronto fiquei com os ficheiros e directorias com todos os nomes certinhos. 

2 Comentários »

deves ter a mania.. é so fazer emerge e já está!..
no ubuntu é mais facil é so fazer apt-get install
ou então qd queres copilar arranhas para instalar compiladores, descobrir dependencias e como optimizar cada programa…

mt bom!

mas devias começar por baixo. isso acontece quando passo da partição de linux para fat32. há uma opção que se da ao mount para escolher a codificação de fat32

 
Abrir/Fechar elisaaa diz:

olaaa

hehehe

=)

 

Comentário: (Diminuir | Aumentar)

Technorati Profile